Antes mesmo de sua instalação no país, o caminhão da então Scania-Vabis passou a ser importado e comercializado pela VEMAG, que também montava os veículos da DKW Auto-Union.
O primeiro Scania oferecido pela VEMAG foi o L71 , embora haja indícios que versões anteriores também tenham circulado pelo Brasil, possivelmente para testes ou vendas pontuais.
Ciente da boa aceitação de seu produto, a Scania logo cresceu os olhos pelo Brasil e se instalou no bairro do Ipiranga, em São Paulo, fato que determinou o fim da era VEMAG na montagem e distribuição dos caminhões da marca sueca.
Em 1958 é montado o primeiro Scania de fabricação nacional dentro das normas do GEIA o modelo L75 com 35% de nacionalização.
Após montar sua fabrica de motores em 1959 em 1960 passa a produzir integralmente seus caminhões e ônibus, em 8 de dezembro de 1962 inaugura a fabrica em São Bernado do Campo é a primeira usina fora da Suécia.
Em 1963 lança o modelo L76 que foi posteriormente em 1965 foi exportado para o Uruguai, lançou também o ônibus B 76 .
Em 1970 nasce o Scania Super em 1971 passa a ser denominado L 110
Em 1974 da inicio ao conceito cabine avançada ou cara chata.
Em 1976 chega a serie 111 o últimos dos jacarés de cor laranja que marcaram época no país.
Em 1983 é produzido o caminhão 50.000 é produzido no dia 18 de outubro é um modelo T112
Em 1993 saí o caminhão de número 100.000 é um modelo R 113 Em 1998 é lançada a série 4 em 2007 comemora 50 anos no mercado Brasileiro a empresa continua em operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário