segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Simca

Sociéte Industrielle de Mécanique et de Carrosserie Automobile, este é o significado da palavra SIMCA um veículo Frances baseado num projeto americano que foi o pioneiro na Produção de Veículos de Luxo no inicio da história da Industria Automobilistica Brasileira.

Fundada em 5 de maio de 1958 em Belo Horizonte, por motivos logisticos a empresa se transferiu para São Bernardo do Campo onde inciou a construção de sua fabrica e, em 1959 a primeira unidade a deixar a linha foi entregue ao presidente Juscelino Kubitschek.

Em 1961 o veículo contava com inúmeras melhorias e um índice de nacionalização de 98 %


 Em 1962 foi lançado o a versão Rallye com uma potencia maior 100cv, e um apelo esportivo externamente a diferença era o capo com duas entradas de ar.


No Salão de 1962 foi apresentada a perua Jangada a qual é considerada a primeira Station Wagon Brasileira.

Lançou o modelo Alvorada que era um Chambord despido de luxos, para baretear o custo


Em 1964 lançou a linha Tufão que possuia inúmeras melhorias tanto mecanicas como estlísticas, mas sempre mantendo as caracteristicas básicas do Chambord.


Em 1965 lançou uma versão luxuosa chamada Presidence com calotas raidas, estepe atras do porta malas, bancos em couro.
Em 1966 continua os aperfeiçoamentos e lança o motor emi-sul que passou a ser adotado por toda linha.

No salão do automóvel em novembro de 1966 a Simca apresenta oficialmente o Esplanada.
Baseado na mecânica do Emi-Sul sua carroceria foi desenhada no Brasil, e era na verdade o último esforço da marca para se firmar no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário