segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Simca Final





No mesmo mês do salão do Automóvel de 1966 onde foi apresentado o Esplanada, poucos dias depois foi anunciada aquisição da SIMCA pela Chrysler.

Haviam fortes boatos que os produtos iriam ser descontinuados imediatamente, o que não ocorreu, como parte de estratégia a empresa mandou os veículos serem avaliados por seu controle de qualidade que introduziu inumeras melhorias no produto, que foram redesenhados e em abril de 1968 pasaram a sair com a plaqueta que idendificava como sendo produzidos pela Chrysler. 

Terminando assim com a marca pioneira, os modelos Esplanada, GTX e Alvorada foram produzidos até 1969, quando deixaram a cena, dano lugar aos novos Dodge.

Foram produzidos cerca de 50.833  veículos Simca entre todos os modelos, segundo Anfavea não inclue os modelos Esplanada.

O Simca sempre foi um belo carro que para os cinquentões de hoje, traz a lembrança da série Vigilante Rodoviário, onde o Herói ia sempre a Bordo de seu Simca Chambord, junto com seu fiel amigo Lobo.


Particularmente eu tenho uma grande recordação do Simca 3 andorinhas, tive um vizinho Italiano que possuia um verde e branco lindo, bons tempos.

Simca

Sociéte Industrielle de Mécanique et de Carrosserie Automobile, este é o significado da palavra SIMCA um veículo Frances baseado num projeto americano que foi o pioneiro na Produção de Veículos de Luxo no inicio da história da Industria Automobilistica Brasileira.

Fundada em 5 de maio de 1958 em Belo Horizonte, por motivos logisticos a empresa se transferiu para São Bernardo do Campo onde inciou a construção de sua fabrica e, em 1959 a primeira unidade a deixar a linha foi entregue ao presidente Juscelino Kubitschek.

Em 1961 o veículo contava com inúmeras melhorias e um índice de nacionalização de 98 %


 Em 1962 foi lançado o a versão Rallye com uma potencia maior 100cv, e um apelo esportivo externamente a diferença era o capo com duas entradas de ar.


No Salão de 1962 foi apresentada a perua Jangada a qual é considerada a primeira Station Wagon Brasileira.

Lançou o modelo Alvorada que era um Chambord despido de luxos, para baretear o custo


Em 1964 lançou a linha Tufão que possuia inúmeras melhorias tanto mecanicas como estlísticas, mas sempre mantendo as caracteristicas básicas do Chambord.


Em 1965 lançou uma versão luxuosa chamada Presidence com calotas raidas, estepe atras do porta malas, bancos em couro.
Em 1966 continua os aperfeiçoamentos e lança o motor emi-sul que passou a ser adotado por toda linha.

No salão do automóvel em novembro de 1966 a Simca apresenta oficialmente o Esplanada.
Baseado na mecânica do Emi-Sul sua carroceria foi desenhada no Brasil, e era na verdade o último esforço da marca para se firmar no Brasil.