É considerado historicamente o primeiro veículo Brasileiro fabricado em série, foi primeiro carro com características de continuidade, baseado no DKW F91 universal.
Neste primeiro momento a indústria nacional apenas copiavam, veículos já existentes e fabricados em seus países de origem, e muitas vezes não haviam obtido o sucesso esperado, graças a politica de incentivos os fabricantes podiam importar o seu ferramental sem pagar impostos.
O DKW Vemag assim como ficou conhecido em função da associação como o Grupo Veículos Máquinas Agrícolas, fundada em 1955 e instalada no bairro do Ipiranga em São Paulo.
A Vemag existia desde 1945 como distribuidora em montadora das marcas Studebacker, Scania Vabis, Massey, entre outros, como a importação foi proibida em 1952 inicia-se o processo para poder fabricar o veículo.
Não existem dados precisos de quantos veículos foram fabricados em 1956, considera-se como a data oficial da fabricação do primeiro DKW em solo nacional 15 de novembro de 1957.
O primeiro veículo era feio lembrava um carro de entrega, quadrado em nada lembrava os fabricados na Alemanha, não havia muitas opções de escolha de cor, acabamento e etc...
Mas o veículo surpreendia, porque apesar da pequena potência podia transportar até seis pessoas com relativo conforto, desempenho e economia.
Eram veículos com motores de 3 cilindros inicialmente com 900 c.c, dois tempos, uma bobina por cilindro um sistema de distribuição complexo, possuíam roda livre, e tinham tração dianteira o F significa Frontantrieb (tração nas rodas dianteiras).
Ao longo do tempo sofreu inúmeras modificações afim de se adaptar ao mercado local, os motores passaram de 900 c.c para 1.000 c.c as portas do veículo passaram a abrir no sentido normal dos veículos de hoje em dia.
O DKW realmente marcou história e conquistou uma legião de fãs no Brasil, a marca também produziu o Belcar, o Jipe Candango, e o Fissore, deixando de ser produzida 1967 quando a Volkswagem assumiu o controle da operação no Brasil, encerrando as atividades da marca no país.
Realizou grandes feitos nas competições, muitas vezes competindo com veículos de maior cilindrada, e foi também a base para Carcará o primeiro recordista de velocidade no Brasil.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário