quinta-feira, 15 de agosto de 2013

DKW o primeiro carro Brasileiro

É considerado historicamente o primeiro veículo Brasileiro fabricado em série, foi primeiro carro com características de continuidade, baseado no DKW F91 universal.


Neste  primeiro  momento  a  indústria nacional  apenas copiavam, veículos já existentes e fabricados em seus países de origem, e muitas vezes não haviam obtido o sucesso esperado, graças a politica de incentivos os fabricantes podiam importar o seu ferramental sem pagar impostos.

O DKW Vemag  assim  como  ficou conhecido em função da associação como o Grupo Veículos Máquinas Agrícolas, fundada em 1955 e  instalada no bairro do Ipiranga em São Paulo.

A Vemag  existia desde 1945  como  distribuidora  em  montadora das marcas Studebacker,  Scania  Vabis,  Massey,  entre  outros, como  a  importação  foi proibida em 1952 inicia-se o processo para poder fabricar o veículo.

Não  existem  dados  precisos  de quantos veículos foram fabricados em 1956, considera-se  como  a  data  oficial  da  fabricação  do  primeiro DKW em solo nacional 15 de novembro de 1957.

O primeiro veículo era  feio  lembrava um carro de entrega, quadrado em nada lembrava os fabricados na Alemanha, não  havia  muitas opções de escolha de cor, acabamento e etc...

Mas   o veículo   surpreendia, porque   apesar   da   pequena   potência  podia transportar até seis pessoas com relativo conforto, desempenho  e economia.


Eram  veículos  com  motores  de  3  cilindros  inicialmente  com  900 c.c, dois tempos,  uma  bobina  por  cilindro  um   sistema   de  distribuição  complexo, possuíam   roda   livre,  e   tinham  tração dianteira  o F significa Frontantrieb (tração nas rodas dianteiras).



Ao   longo   do tempo   sofreu  inúmeras   modificações afim de se adaptar ao mercado local, os motores  passaram  de  900 c.c  para 1.000 c.c as portas do veículo passaram a abrir no sentido normal dos veículos de hoje em dia.

O DKW realmente marcou história e conquistou uma legião de fãs no Brasil, a marca também produziu o Belcar, o Jipe Candango, e o Fissore, deixando de ser produzida 1967 quando a Volkswagem assumiu o controle da operação  no Brasil, encerrando as atividades da marca no país.

Realizou grandes feitos nas competições, muitas vezes competindo com veículos de maior cilindrada, e foi também a base para  Carcará o primeiro recordista de velocidade no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário